8 Ferramentas para rastrear alterações de registro e arquivo, comparando snapshots antes e depois

10-03-2020 14:32

Geralmente, quando o software é instalado no seu computador, ele copia os arquivos e entradas de registro necessários no sistema para que o programa funcione corretamente. E quando você deseja desinstalar o software, ele deve, mas nem sempre remove tudo o que foi adicionado em primeiro lugar. Na maioria das vezes, restam dados inúteis que deveriam ter sido removidos porque o desinstalador talvez esteja corrompido ou até mesmo mal programado. Dependendo do programa e da qualidade do desinstalador, isso pode variar de uma ou duas chaves de registro inócuas até centenas de chaves e vários Megabytes de arquivos restantes.

Uma maneira de descobrir o que está sendo adicionado ao seu sistema durante uma instalação do software é realmente verificar o estado do seu sistema antes da instalação e depois verificar novamente mais tarde para ver o que mudou. Aqui está uma seleção de 7 ferramentas que podem rastrear quais alterações de arquivo e registro são feitas durante a instalação do software, criando e comparando antes e depois das capturas instantâneas do sistema, todas testadas no Windows 7.

1. Regshot unicode

 

O Regshot é um utilitário de longa duração que pode tirar rapidamente um instantâneo antes e depois do registro do sistema. Também na versão unicode mais recente, ganhou a capacidade de monitorar alterações de arquivos usando as somas de verificação de arquivos CRC32 e MD5, embora essa função esteja desativada por padrão e você precise ir em Arquivo -> Opções -> Opções comuns -> e marque "Verificar arquivos nas pastas especificadas ”para ativá-lo.

Somente a pasta do Windows é inserida na lista de pastas monitoradas, portanto você deve inserir outras pessoas através da guia Pastas. Esta versão também adicionou a opção Conectar ao registro remoto.

RegShot

O Regshot é muito um utilitário "prático" e é mais para usuários experientes ou avançados verificarem rapidamente as alterações do sistema entre dois momentos diferentes. Simplesmente crie a 1ª foto, instale o software ou execute o programa que deseja assistir e pressione a segunda foto. Depois de comparar as diferenças nas 1ª e 2ª capturas, ele abrirá um log HTML no seu navegador, listando todas as alterações detectadas.

Sendo apenas algumas centenas de KB e portátil, o Regshot é uma ferramenta extremamente valiosa para se ter por perto. O Regshot original ainda está sendo desenvolvido muito lentamente e há uma versão beta recente com versões separadas de 32/64 bits e ANSI / Unicode  que pode ser encontrado no SourceForge.

Baixar Regshot 2 Unicode 


2. InstallWatch Pro

O InstallWatch Pro é um utilitário bastante antigo que funciona de maneira semelhante ao RegShot, pois rastreia todas as alterações feitas no seu registro e arquivos entre 2 pontos no tempo, embora este programa tenha sido projetado especificamente para rastrear instalações. O programa é bastante detalhado no que pode rastrear e inclui adições, exclusões ou modificações em arquivos e diretórios, arquivos INI e registro do sistema.

InstallWatch Pro

A coisa boa sobre o InstallWatch é a maneira fácil de ler na qual os resultados são exibidos, porque ele se comporta como uma janela padrão do Explorer, com uma visualização em árvore em expansão das seções à esquerda. Enquanto o programa estiver em execução, ele detectará se você executa um instalador da instalação e pede para criar um instantâneo anterior, ou pode simplesmente clicar no botão Instantâneo na barra de ferramentas.

Após a instalação, ele solicitará a criação do instantâneo posterior ou você poderá usar o botão Analisar. O resultado pode ser navegado ou seções individuais podem ser exportadas para texto ou HTML. Todas as instalações são instantaneamente acessíveis na visualização em árvore e também há uma função de pesquisa útil.

Baixar InstallWatch Pro 


3. Ferramentas SpyMe

Esse utilitário possui algo que os outros da lista não possuem, que é uma função para monitorar uma unidade ou pasta em tempo real quanto a alterações de arquivos e pode ser uma adição útil ao solucionar alguns problemas. O SpyMe Tools é um programa bastante antigo, mas ainda é perfeitamente capaz de criar snapshots antes e depois para assistir a uma instalação ou software em busca de alterações.

No entanto, ele tem uma desvantagem, porque existe apenas a possibilidade de capturar arquivos ou registro, e não os dois juntos, alteráveis ​​na opção Modo atual na barra de ferramentas.

Instalação do monitor SpyMe Tools

Como o InstallWatch Pro, a interface se parece muito com o Explorer, então você deve se sentir em casa navegando. O funcionamento do SpyMe Tools é um pouco estranho, porque você precisa clicar no botão Digitalizar e salvar o instantâneo, instalar ou executar o software para rastrear e clicar no botão Digitalizar novamente e salvar outro instantâneo com um nome diferente.

Ambos são testados quanto a alterações usando o botão Comparar e os resultados serão mostrados na janela. As diferenças entre os dois instantâneos podem ser salvas como um arquivo de texto. O SpyMe Tools também é um programa portátil.

Baixar Spyme Tools 


4. InCtrl5

O InCtrl5 é uma ferramenta incrivelmente antiga que remonta ao ano de 2000, mas alguns usuários podem ter ouvido ou usado antes, e ainda pode fazer um trabalho com um pouco de esforço. Há um ou dois problemas, embora exijam um pouco de conhecimento para usar o programa de maneira eficaz. Primeiro, não é de surpreender que o InCtrl5 precise ser executado no modo de compatibilidade para o Windows Vista, 7 ou 8.

Em segundo lugar, há um problema com os resultados de saída para usuários de 64 bits, pois ele não exibe as chaves de registro Software \ Wow6432Node como provenientes de lá, mas as mostra como provenientes de simplesmente Software, algo a ser observado.

InCtrl5

O uso do programa é bastante fácil e rastreará alterações no registro, unidades e pastas, arquivos ini e também arquivos de texto específicos. Inclusões e exclusões podem ser configuradas usando os botões O que rastrear. Após selecionar o instalador que você deseja rastrear, ele criará o instantâneo anterior para você.

Em seguida, você instala o software e pressiona o botão Instalar Concluído para criar o instantâneo posterior e a análise, o que pode demorar um pouco. O resultado abrirá uma janela onde poderá ser visualizada ou salva como formatos de arquivo HTM, TXT ou CSV.

Faça o download do InCtrl5 


 

Read More: https://www.raymond.cc/blog/tracking-registry-and-files-changes-when-installing-software-in-windows/