hmg - doMethod()

15-05-2019 12:43

Um recurso importante na programacao utilizando a HMG é a capacidade de executarmos métodos dos componentes diretamente no codigo fonte, ou seja, diretamente na execução do código do aplicativo. Por exemplo, podemos fechar a janela principal executando a seguinte linha de codigo:

DoMethod( “Main”, “Release” )

O que foi feito acima é bem simples. eExEecutei um método do formulário (window), ou seja, “Main” é o nome da janela window e “Release” é o método que solicitei a execução, imediatamente então o janela será fechada.

Veja esta linha de codigo abaixo:

DoMethod( “Cadastro”,”Text_Codigo”,”SetFocus” )

Vou explicar o que foi feito,  imagine que hipoteticamente temos uma janela (window) chamada “Cadastro”, com um componente para entrada de dados com o nome “Text_Codigo”, entao atraves do método “SetFocus”, estou fazendo a solicitação que o foco da window deve ser transferido para este componente, fácil não é mesmo?!

Você pode utilizar o DOMETHOD da forma que você desejar, sempre para executar na linha do 0óodigo um método de algum componente, você pode adicionar dados em Grids, Lists, abrir e fechar janelas, faça diversos testes, e você verá que poderá tirar muito proveito dessa função.

Um grande abraço.

Ate+